Aminoácidos

Os aminoácidos são os nutrientes necessários ao organismo, formados a partir das proteínas, que são encontrados em 2 tipos diferentes chamados de essenciais e de não essenciais, entenda a diferença entre eles:

Os aminoácidos essenciais são aqueles que não são produzidos pelo organismo, isso significa que para bastecer o organismo somente através da alimentação ou de suplementos que podem ser adquiridos.

Já os aminoácidos não essenciais podem ser sintetizados a partir dos aminoácidos essenciais ou do próprio organismo, caso ainda, não estejam em quantidades satisfatórias.

Para o corpo humano os aminoácidos essenciais são necessários para cumprir a função de reparar, ajudar os músculos a crescerem e se desenvolverem, tornando-se o suplemento ideal para as pessoas que malham ou praticam esportes, além disso, melhoram o humor, aumentam a concentração, tornam a pessoa mais atenta e melhora as noites de sono.

A importância dos aminoácidos está ligado na produção de mais de 50 mil diferentes proteínas e mais de 15 mil enzimas, inclusive as digestivas que servem para que a alimentação, assim, como os suplementos sejam bem absorvidos pelo organismo garantindo o efeito esperado, visto que após a ingestão de proteínas, as enzimas digestivas a quebram transformando em aminoácidos, dessa forma são criadas novas proteínas e enzimas.

No caso dos aminoácidos isolados a diferença é que são absorvidos e encorporados mais rápido que as proteínas, e estão ligados diretamente a parte fisiológica do organismo, como anabolismo, regular as funções hormonais, assim como as neurotransmissoras.

Quanto aos aminoácidos individuais, estes chegam onde as proteínas não conseguem, por isso, são ideais para potencializar o efeito dos shakes proteicos, os responsáveis pelo aumento da massa muscular, além de melhorar a performance do atleta.

Portanto, para quem está procurando o aminoácido ideal, é bom saber que o mercado tem uma variedade grande para escolher, e cada tipo tem funções e vantagens diferentes que podem ser consumidos em conjunto, a fim de favorecer o melhor aproveitamento na sua performance.

Como não existe um único suplemento perfeito de aminoácidos, sugerimos abaixo os nomes de alguns considerados principais, e na dúvida de qual consumir fale com um nutricionista ou com algum atleta de plantão:

L-Arginina, BCAA, Amino Liquid 38000, Creatinina Creapure, Creafort, entre outros.

Claro que uma boa alimentação pode garantir também a quantidade de aminoácidos necessários ao organismo, basta apenas que inclua a cada dia, de 1 a 3 alimentos, ou, mais se preferir no seu cardápio, o ideal é que sejam variados para aproveitar bem cada nutriente que pode ser encontrado, como na carne